Translate

30 de agosto de 2012

A ARTE CONTANDO HISTÓRIA - A ARTE DA BELEZA EGÍPCIA








HISTÓRIA DA ARTE


ARTE NA ANTIGUIDADE

A Beleza na Arte Egípcia




"Lilases"-Téc.Mista-80x80-2000
Denise D'Oliveira Ludwig
(Foto: João D'Oliveira)



Egito

Em continuação ao post anterior da nossa "viagem" da arte contando a história, para o significado do belo na arte da antiguidade, dando início à beleza da arte egípcia.



Os egípcios formavam uma civilização com características incríveis e  deixaram um legado de obras em diversas áreas, na ciência e na arte. Nesta área predomina a arquitetura, as pinturas nas paredes, os hieróglifos, que eram as escritas com símbolos, jóias riquíssimas tanto em pedrarias quanto nos desenhos, enfim, são diversas e belas todas formas da arte egípcia. 

Existiu um período importante e especial chamado "Amarna". Nesta época viveu a rainha rainha Nefertiti, nascida  em 1330 a.C. e cujo nome quer dizer: "a mais bela chegou". 
Observem mais abaixo a foto da escultura que a representa, confirmando como foi realmente muito bonita. Esta escultura foi achada por arqueólogos há apenas 100 anos e está no Museu Neues em Berlim. 


Nefertiti foi a "Grande Esposa Real" do Faraó Egípcio Akhenaton que foi o pai do Faraó Thutankamon, ou Tutancâmon. Ele foi o Faraó mais conhecido, o qual encontraram sua tumba intacta. Provavelmente graças ao clima seco do deserto do Saara, possibilitou a preservação da múmia do Faraó, inclusive as pinturas no interior das tumbas e todas as outras obras artísticas permaneceram em ótimo estado de conservação.

Outro fato muito interessante é que dentro da Tumba de cada um dos Faraós, as figuras pintadas representam a própria vida quotidiana de cada um deles. Também representam as ações dos deuses, importantes e fundamental em suas vidas, para garantirem sua continuidade de vida após a morte. Eles eram politeístas e seus deuses eram representados nas pinturas com aspectos humanos.  
Mais abaixo há uma foto que mostra o interior de uma tumba de faraó, com desenhos nas paredes preservados intactos.
Tutankhamon foi filho de Akhenaton e Kia. Era enteado da rainha Nefertiti.
Infelizmente, o faraó menino não teve tempo de ter filhos. Apenas uma vez sua esposa engravidou, porém por serem irmãos, a criança nasceu com defeito e logo faleceu. Tutankhamon morreu misteriosamente quando tinha apenas 19 anos. Ninguém sabe a causa de sua morte.





Vídeo-Música Antiga Egípcia com imagens do Egito e suas Artes          




"O antigo Egito é  uma das civilizações mais conhecidas do mundo atual. Talvez pelo espetacular achado da tumba intacta do faraó Tutancâmon ou Tutankhamon, talvez pelas imponentes pirâmides, talvez por todas as lendas que se desenvolveram no imaginário popular. É fato que graças ao clima do deserto, aos arquitetos geniais e à religião que professavam, os egípcios nos deixaram de presente um testemunho de sua brilhante civilização".
(Fonte: Wikibooks.org)




"Nefertiti" rainha do Egito
(Este 'busto' foi feito por volta de 1345 a. C.)

Akenathon - rei do Egito






















Mascará do Faraó Egípcio Tutankhamon ou Tutancâmon

A beleza egípcia mostrava essencialmente a beleza feminina, destacando sempre seus olhos. Reparem nas figuras sempre em destaque as pinturas em torno dos olhos, inclusive nos homens.
Outra rainha egípcia, consagrada e mais conhecida, foi a Rainha Egípcia Cleópatra, nascida em 69 a. C. e suicidou-se por volta de 30 a. C.  Ela era filha de Ptolomeu, família de origem grega que reinou no Egito, após a queda de Alexandre, o Grande. Cleópatra era reconhecida pela sua beleza e por ter conquistado os homens mais importantes do mundo  naquela época, Júlio César, o então imperador do Império Romano e depois de seu assassinato, ela casou-se com outro romano, Marco Antônio, que foi soldado de César e também foi importante político.


Arquivo: Kleopatra-VII.-Altes-Museu-Berlin1.jpg
'Busto' da Rainha Cleópatra em mármore



Pintura da Rainha Cleópatra




Colares usados pelo Faraó Tutancâmon









Joia Egípcia com pedra lápis-lasulí




Faraó Tutankhamon e sua esposa (Relevo em Ouro -1.330 a. C.)


Pinturas nas paredes de uma Tumba de Faraó, representando
sua vida e seus deuses 

Nenhum comentário:

Postar um comentário