Translate

30 de janeiro de 2013

ARTE EM FOTOGRAFIAS E PINTURAS DA AURORA BOREAL E AUSTRAL




ARTE E NATUREZA



FOTOGRAFIAS E PINTURAS

AURORA BOREAL E AURORA AUSTRAL


Luzes Dançantes




Música: "Aurora Boreale" - Enya






FOTOGRAFIAS QUE PARECEM PINTURAS

A Arte em Fotografias deste Fenômeno Natural Espetacular que é a Aurora Boreal e Austral


Fotografar é uma manifestação artística como outras formas de arte, dependendo do contexto. Há quem discorde, por ser apenas produzida através da realidade. 
Registrar um instante fotográfico não é apenas copiá-lo. 
Fotografar é criar imagens, é materializar o olhar do observador que elabora com sensibilidade, e também com técnica, o motivo proposto de captura. É um processo como qualquer outro tipo de trabalho artístico,  com linguagem própria e não somente um processo mecânico.




A História da Fotografia


Primeira fotografia, feita por Joseph Nicéphore Niépce, em 1826 na França.

"A primeira fotografia reconhecida foi feita em 1826, pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, no entanto o desenvolvimento da fotografia não pode ser atribuído apenas a uma pessoa. 

Diversas descobertas ao longo do tempo foram somadas para que fosse possível desenvolver a fotografia como é conhecida hoje. Químicos e físicos foram os pioneiros nesta arte, já que os processos de revelação e da fixação da fotografia são essencialmente físico-químicos, numa associação de condições ambientais e de iluminação a produtos químicos.

Com o passar do tempo a essência da forma de fazer fotografia não mudou, no entanto, os avanços tecnológicos permitem cada vez mais melhorar a qualidade da fotografia, aumentar a resolução e a realidade das cores. A busca pela acessibilidade da fotografia também era grande preocupação logo em seu surgimento, a busca era intensa por materiais duráveis, eficazes e de baixo custo e pela aceleração no processo de revelação.

O desenvolvimento da fotografia colorida foi também um processo lento e que necessitou de muitos testes. O primeiro filme colorido foi produzido em 1907, mas ainda hoje a fotografia colorida não alcançou a definição da escala de tons que a sensibilidade do filme preto e branco possui.

Com o advento da fotografia digital, muitos paradigmas fotográficos foram alterados. Com aparelhos cada vez menores, mais simples de manipular e que produzem fotografias em alta qualidade,com a internet facilitando o fluxo das imagens, a fotografia tornou-se algo muito mais simples e popular do que era".
Fonte: http://www.infoescola.com/artes/fotografia/



Bernt Olsen  - Fotógrafo norueguês contemporâneo
Bernt Olsen  - Fotógrafo norueguês contemporâneo


Aurora Boreal na Noruega
Aurora Boreal - Fotografia de M. Scott Moon
Aurora Austral - Fotografia de Chris Wilson
(Australian Antarctic Division)
Aurora Austral



PINTURAS QUE PARECEM FOTOGRAFIAS


"Aurora Boreal" - Frederic Edwin Church
Pintor americano (1826-1900)
"Aurora Borealis" - Michael Creese
Pintor americano contemporâneo




Vídeo: Imagens da Aurora Boreal

Música: "Canção para Raquel" - Vangelis
Compositor grego contemporâneo




Aurora Boreal é quando o céu se transforma numa gigante tela de luz, cor e magia.
Nunca vi uma aurora boreal nem astral pessoalmente, mas a própria aurora do sol, que se faz presente todos os dias e raras vezes a vejo,  já é um espetáculo grandioso para meu olhar apreciador. (Denise L.)



2 comentários:

  1. A aurora boreal é um fenômeno maravilhoso, que sempre me espantou e surpreendeu. E está aí uma coisa que eu nunca tinha pensado. representá-la por meio da arte. Não deve ser fácil!! Se bem que, a questão é a técnica não é mesmo?
    Sobre as pinturas que parecem fotografias amei a primeira. Tmb gostei da segunda!! Já a última, achei meio chapada demais! Aprendi com certa professora, rs, a não gostar de pinturas chapadas!
    Lindas as músicas...
    As artes se confundem, se integram, se completam!
    Para mim, com certeza a fotografia é arte. Adoooro!!!
    Parabéns pela linda postagem, aos poucos vou entrando em dia com todas, não vejo hora...
    um bjo, Denise!!!
    Boas inspirações, pis blogar é bom demais!
    Aline

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Aline, amiga, continuo blogando e viajando nas pinturas e músicas.
    A natureza é MÃE não é mesmo, é o próprio Deus, perfeita. Temos fenômenos tão maravilhosos aos nossos olhos, pena que este da aurora boreal e austral está longe de nós.
    Mas temos a aurora "comum" de todas as manhãs, mas como o Charles Chaplin escreveu que o "sol faz um espetáculo todas as manhãs mas continuamos dormindo".
    Concordo com você quanto a pintura "chapada", prefiro ensinar pinturas mais carregadas de tintas, com marca de pincel ou espátula.
    Quanto a fotografia com certeza é uma arte e é como escrevi e grifei acima, dependendo do contexto, é uma forma artística como as outras.
    Obrigada amiga por também compartilhar meu blog no seu facebook.
    Beijos e bom retorno e boas inspirações literárias para você.

    ResponderExcluir