Translate

9 de novembro de 2014

KONSTANTIN KOROVIN - PINTOR IMPRESSIONISTA RUSSO













KONSTANTIN KOROVIN

Pintor Impressionista Russo


Konstantin Korovin nasceu em Moscou, em 1861
 e faleceu em Paris, 1939.
Foi um notável pintor, cenógrafo e professor.



"Retrato do pintor Konstantin Korovin" (1891) - Valentin Serov
Pintor russo (1865-1911)




Música: "Sonata N.4 (1/3) - Prokofiev
Sergei Prokofiev: compositor russo (1891-1953)
Intérprete: Sviatoslav Richter (1915-1997)





Paris Iluminada

Korovin  viajou para Paris diversas vezes e ficou fascinado com a capital francesa, com suas ruas e avenidas iluminadas a noite, resplandecentes de luz. 


"Paris - Boulevard des Capucines" - Konstantin Korovin

"Paris" - Konstantin Korovin


"Paris - Café de la Paix" - Konstantin Korov

"Paris" - Konstantin Korovin


"Boulevard em Paris"

"Boulevard em Paris"

"Paris a Noite"

"Arco San Deni - Paris"





"Café em Paris"




 Korovin faz uso das cores e das luzes com grande habilidade. Tanto suas paisagens como as cenas interiores são destacadas com uma característica bem própria de pintar.


"Gursuf"

"Porto"

"O Porto de Sevastopol"

"Rio em St. Triphon"

"Navios no Porto de Marseilles"

"Praia em Dieppe"



O Modernismo na Arte Russa e a Vanguarda russa

"No início do século XX a cultura russa se encontra em um estado de febril efervescência, influenciada pelos movimentos modernistas que aconteciam em outros países. Eram os estilos progressistas como o Simbolismo e o Impressionismo, ou revendo estilos históricos no Neoprimitivismo, Neogótico e Neo-romantismo.
Artistas como Mikhail Vrubel, Alexander Benois, Leon Bakst, Konstantin Bogaevsky, Nikolay Krymov, Viktor Borisov-Musatov, Fedor Vasilyev, Pyotr Subbotin-Permyak, Natalya Nesterova, Isaac Levitan, Valentin Serov, Vasily Denisov, Konstantin Korovin, Mikhail Nesterov e Abram Arkhipov criaram uma ponte entre a figuração acadêmica e a visualidade moderna, incluindo importantes mudanças na técnica pictórica.

Ao mesmo tempo, grupos importantes como o Mir iskusstva (Mundo da Arte, também o nome da influente revista editada por eles) atacavam a obsolescência dos Itinerantes e o caráter antinatural da sociedade industrial, e promoviam a individualidade criativa e o espírito Art Nouveau sob uma bandeira Positivista. Desejando fazer a arte acessível a todos, escolhiam materiais mais baratos como o guache e a aquarela e reduziam a escala de seus trabalhos. O grupo logo se dissolveu e foi substituído pela União de Artistas Russos, para depois reaparecer com o antigo nome.
Logo o Cubismo, Expressionismo e Futurismo também penetram na Rússia onde, combinados aos elementos nacionalistas que já haviam aparecido pouco antes, levaram localmente à formulação em torno de 1910 de uma nova estética que se convencionou chamar de Vanguarda Russa, um termo amplo para englobar todos esses movimentos que mantinham relações íntimas e mutuamente fecundas. É nesse momento que a pintura russa dá uma contribuição vital à arte de todo ocidente através das experiências abstratas do Expressionismo abstrato, do Raionismo e do Construtivismo, cujos maiores nomes na pintura foram Wassily Kandinsky (a quem se atribui as primeiras pinturas inteiramente abstratas jamais produzidas na arte ocidental); Mikhail Larionov e Natalia Goncharova; Vladimir Maiakovski, Alexander Rodchenko, Varvara Stepanova,Vladimir Tatlin, Lyubov Popova e El Lissitzky."
(CONTINUE LENDO: Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pintura_na_R%C3%BAssia



"Pier em Gusrzuf"

"Na Praia da Crimeia"

"Na Janela"

"As Espanholas Leonora e Ampara na Varanda"

"Lanternas de Papel"

"Verão"

"No Barco"

"Café em Paris"

"Idílio no Norte"

"Retrato de uma Corista"

"Moça com Violão"

"No Terraço"

"Varanda"

"Noite Enluarada"






Vídeo: As pinturas de Konstantin Korovin
Música: "Semyonova" - Elina Karokhina & Barynya
Instrumentista de "balalaica" russa contemporânea




Música Popular Russa Kalinka (instrumento Balalaica)
(clique na seta para ouvir)




"Retrato de Konstantin Korovin Pintando" - Nikolay Bogdanov-Belsky
Pintor russo (1868-1945)



Vida e Obra do Artista

"Konstantin nasceu em Moscou, em 1861, em uma família de comerciantes oficialmente registrados como "Camponeses de Vladimir Gubernia". Seu pai, Aleksey Mikhailovich Korovin, tinha um diploma universitário mas estava mais interessado nas artes e na música do que no negócio da família fundado pelo avô de Konstantin. O irmão mais velho de Konstantin, Sergey, foi um pintor realista notável.
Em 1875 Korovin entrou na escola de Moscou de Pintura, Escultura e Arquitectura, onde estudou com Vasily Perov e Alexei Savrasov. Seu irmão Sergey já era um estudante na escola. Durante os anos como alunos os irmãos Korovins fizeram amizade com os colegas Valentin Serov e Isaac Levitan.
Depois de passado um ano na Academia Imperial de Artes em São Petersburgo, entre 1881 e 1882, Konstantin Korovin voltou decepcionado com a Escola de Moscou de Pintura, Escultura e Arquitetura. Estudou nesta escola com o seu novo professor Vasily Polenov até 1886.
Em 1885, Korovin viajou para Paris e Espanha. "Paris foi um choque para mim ... impressionistas ... neles encontrei tudo o que foi me repreendido, por voltar para casa, em Moscou". Escreveu ele depois.
Em 1888, Korovin viaja com Mamontov para a Itália e Espanha, onde produziu a pintura "Na Varanda as Mulheres Espanholas Leonora e Ampara".
Konstantin viaja pela Rússia, no Cáucaso e na Ásia Central e exibiu com o Peredvizhniki. Ele pintou no estilo impressionista e mais tarde no estilo Art Nouveau.
Na década de 1890, Korovin tornou-se membro do grupo de arte Mir iskusstva, uma revista e grupo artístico russo.
Os trabalhos posteriores de Korovin foram fortemente influenciados por suas viagens à região Norte. Em 1888  ele cativado pela acidentada paisagem do norte vista na costa da Noruega e no Mar do Norte.
Sua segunda viagem ao Norte, com Valentin Serov em 1894, coincidiu com a construção da Estrada de Ferro do Norte.
Korovin pintou um grande número de paisagens: "Porto Norueguês", "Brook de São Trifão em Pechenga", "Hammerfest: Aurora Boreal", "A costa em Murmansk", dentre outros.
As pinturas são construídas sobre uma delicada teia de tons de cinza. O estudo do estilo  dessas obras era típico para a arte de Korovin da década de 1890.
Em 1900, Korovin  foi projetado na seção da Ásia Central, do pavilhão Império Russo, na Feira Mundial de Paris e foi condecorado com a Legião de Honra pelo governo francês.
No início do século 20, Korovin concentrou sua atenção sobre o teatro. Ele mudou a ópera de Mamontov para o Teatro Mariinsky em São Petersburgo. Partindo da decoração em formato tradicional, a qual era somente indicado o lugar da ação, Korovin produziu uma decoração de humor  transportando todas as emoções da performance.
Korovin projetou cenários para produções dramáticas de Stanislavsky, bem como óperas e ballets de Mariinsky.
Em 1905, Korovin tornou-se acadêmico anual de pintura e em 1909-1913 professor da Escola de Moscou de Pintura, Escultura e Arquitetura.
Em 1923 Korovin se mudou para Paris para cuidar de problemas de saúde. Ele estavam também com problemas financeiros e produziu inúmeras pinturas com as paisagens do inverno russo e também das avenidas de Paris.
Nos últimos anos de sua vida ele fez várias cenografias para os principais teatros da Europa, América, Ásia e Austrália, o mais famoso dos quais é o seu cenário para a produção de Nikolai Rimsky-Korsakov de "O Galo de Ouro", da Ópera de Turim.
Korovin morreu em Paris, em 11 de setembro de 1939."
Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Konstantin_Korovin


Auto-Retrato de Konstantin Korovin




As Naturezas-Mortas (Still Life) de Konstantin Korovin

































2 comentários:

  1. Quanto talento! Parabéns pela linda postagem!!💖🎨😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUITO OBRIGADA Aline, minha primeira incentivadora que está de volta aqui. Obrigada!!! E gostou do som do instrumento "Balalaica" (um dos símbolos da Rússia)??

      Excluir