Translate

9 de dezembro de 2014

IVAN MILEV - PINTOR BÚLGARO








AS PINTURAS COLORIDAS
DO ARTISTA BÚLGARO IVAN MILEV



Pintor modernista com um estilo artístico
que vai do Simbolismo para a 'Art Nouveau'
ao Expressionismo,
Ivan Milev retrata a arte popular búlgara.






File:Nashite majki 1926.jpg
"Nossas Mães Sempre Vestem Preto" - Ivan Milev
Pintor búlgaro (1897-1927)


Ivan Milev
Pintor búlgaro (1897-1927)




Música"Rachenitsa" - Petko Satinov
Compositor e pianista Búlgaro (1896-1977)
Pianista: Viktor Chuchkov
Rachenitsa: dança popular da Hungária






"Ahinora" - Ivan Milev






"Retrato de Ana Kamenova" - Ivan Milev


"O Monastério" - Ivan Milev


"Veneza" - Ivan Milev





"O Violinista" - Ivan Milev


File:Obruchenie 1923.jpg















"Setembro" - Ivan Milev



Religiosidade




File:Svetogorska legenda 1926.jpg
"Montanha Sagrada" - Ivan Milev


"Madona do Campo" - Ivan Milev


"Cruxificação" - Ivan Milev


File:Ivan milev selfportrait.jpg
Auto-retrato - Ivan Milev



Biografia

"Ivan Milev Lalev nasceu na Bulgária, na cidade de Kazanlak,  em 18 de fevereiro de 1897  e faleceu na cidade Sofia, em 25 de janeiro de 1927. Foi um pintor e cenógrafo considerado o fundador da Secessão búlgaro e um representante do modernismo búlgaro, combinando simbolismo, Art Nouveau e expressionismo em sua obra.
Em 1917-1918, ele lutou como soldado na Primeira Guerra Mundial, em 18 de novembro de 1918, no mesmo ano em que terminou o ensino médio, ele organizou uma exposição em Kazanlak, sua cidade natal. Durante dois anos, ele foi professor em Gorski Izvor, província de Haskovo. Em 1920, foi admitido na Academia Nacional de Artes em Sofia, onde estudou com o professor Stefan Badzhov, e teve três exposições. Ele também contribuiu como ilustrador e cartunista para a comunista revista em quadrinhos, Risos Red.
No verão de 1923, Milev visitou a Turquia, Grécia e Itália com um grupo de colegas. Ele foi apresentado ao renascimento italiano e ao barroco em Roma, Nápoles, Florença e Veneza. Em 1926, formou-se em decoração artística na Academia Nacional e trabalhou para o Teatro Nacional Ivan Vazov, como cenógrafo. Depois disso, Milev tornou-se pintor e ilustrador freelance independente. Ele também pintou vários afrescos. Participou do concurso de design Shipka Memorial, junto a um grupo de colegas.
Milev viveu na pobreza na maior parte do tempo. Teve um breve casamento de 18 meses com a cantora de ópera Katya Naumova; sua filha Mariya Mileva eventualmente se tornou uma arquiteta. Milev morreu de gripe em Sofia, em 25 de janeiro de 1927, pouco antes de seu trigésimo aniversário.

Considerado como um dos grandes mestres da pintura em têmpera e aquarela da arte búlgara, Milev criou muitas obras  de conteúdo social. Seu estilo decorativo característico foi muito influenciado pelo Secessão Europeia, mas também foi relacionada a arte popular da Bulgária e da pintura de ícones. As pinturas de Milev estão expostas na Galeria Nacional de Arte, na Sofia Art Gallery, o Shumen, Kazanlak e galerias de outras cidades."
Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Ivan_Milev




Nenhum comentário:

Postar um comentário